Livro da vez: O Clã da Loba

Trilogia: "A Guerra das Bruxas"
Volume 1: "O Clã da Loba"

"Desde tempos remotos, os clãs das bruxas Omar viveram escondendo-se das sanguinárias bruxas Odish e esperando a chegada da eleita pela profecia. Agora os astros confirmam que o tempo está próximo. Anaíd viveu durante seus catorze anos alheia aos segredos que afetam a sua família, até que o misterioso desaparecimento de sua mãe, Selene, a ruiva, a põe frente a frente com uma verdade tão apavorante como incrível e a obriga a percorrer um longo caminho coalhado de perigos e descobrimentos"

Porque falar deste:
Este é o livro que li ontem. Aleluia encontrei um livro de ficção que não puxasse para o drama de personagens mazoquistas, dramáticas ou antiéticas.

Pontos positivos:
O livro da Maite Carranza consegue trazer um mistério típico de livros de ficção/suspense. A autora embora tenha o olhar focado na história da protagonista Anaíde lhe permite ainda assim ver o ponto de vista de vários outros personagens como o da sua mãe desaparecida Selene. Gosto da forma como ela dosa isto, ela sabe o limite do que pode mostrar da visão dos outros, de forma a não fazer perder o suspense das perguntas que o leitor fica em sua cabeça, mas, ao mesmo tempo, não força para que você nada saiba, tendo entao um mistério corrente com diversas pistas, onde você ao mesmo tempo que percebe que tudo vê, pensa que nada entende. As informações que a autora lhe oferece são dosadas na medida certa para oferecer-lhe a mistura não perfeita mas ideal ao momento em questão.

Outro detalhe que gostei bastante foi do mundo criado pela autora. Creio que as profecias e antigos escritos deixados durante o texto seriam em sua grande parte desnecessárioa, mas, o seu mundo é claramente complexo e organizado. Muitas vezes quase que indecifrável especialmente em virtude de seus pormenores e das visões restritas que temos deste.

Perdi as contas de por quantas vezes não pensei "porque elas não simplesmente fazem isto", mas, momentos depois percebi que eu observava os acontecimentos de um ponto de vista racional, não emotivo, e acima de tudo, não político como o mesmo claramente é (mesmo que visto de um ponto de vista tão prático como o da protagonista).

Jogada de Gênio:
Por fim, uma jogada de gênio da escritora: Intuição! Simples assim. Sabe aqueles livros onde você para e fica pensando "poxa é claro e ele por acaso sabia que era exatamente para ai que deveria ir", pois bem, você não tem que se preocupar com este tipo de besteira porque a autora seguiu por um caminho simples, quase que obvio, mas que poucos autores se tocaram então. A personagem é uma bruxa, ela tem um sexto sentido, então tem coisas que ela simplesmente sabe que tem de fazer ou que vai acontecer simplemente por causa disto! Não procure uma explicação lógica pois não há! Bem vindo ao universo da intuição.

Mais um detalhe:
Uma coisa que me desistimulou no livro foi a capa. Sei que isto é horrível, mas, já tenho costume de julgar livro pela capa. Bem, a capa nova está muito sem graça, exatamente por isto procurei esta capa mais antiga e a coloquei aqui. Na minha singela opinião esta sim é bem melhor

Obrigada:
Felipo por ter me indicado e dado o livro. Bom olho.
0 Responses